O Dreamcast foi um dos consoles mais populares da década de 90. Foi o primeiro console a incluir um modem para jogos online, e surpreendeu muitos jogadores com a qualidade do hardware. Algumas franquias icônicas que ganharam muita popularidade na época foram lançadas exclusivamente para esse console, como Shenmue, Phantasy Star Online e Sonic Adventure.

Porém, houve outra franquia que fez sucesso no Dreamcast: Crash Bandicoot. Desde seu primeiro jogo em 1996, Crash ganhou milhões de fãs ao redor do mundo. Na verdade, o personagem até teve um jogo exclusivo no Dreamcast: Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. Mas o que muitos não sabem é que o jogo não foi lançado oficialmente para o console.

O que aconteceu foi que a Universal Interactive, responsável por publicar os jogos de Crash Bandicoot, estava planejando lançar The Wrath of Cortex para o Dreamcast em 2001. Porém, com a queda nas vendas do console, o projeto foi cancelado antes mesmo do jogo ser lançado. A empresa decidiu focar nos consoles mais populares da época, como o PlayStation 2 e GameCube, deixando o Dreamcast de lado.

Mas isso não impediu que alguns protótipos do jogo acabassem vazando na internet. Alguns fãs conseguiram ter acesso a cópias do game e puderam jogá-lo no Dreamcast. Mesmo não sendo um lançamento oficial, muitos jogadores que passaram horas jogando Crash nos consoles da Sony e Nintendo puderam finalmente experimentar o marsupial louco na plataforma da Sega.

Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex é um jogo de plataforma em 3D, seguindo a fórmula dos jogos anteriores da série. Os jogadores controlam Crash enquanto ele atravessa diferentes fases, coleta frutas, derrota inimigos e enfrenta chefes temíveis. O jogo também permite que o jogador controle outros personagens, como Coco e Crunch.

Apesar de ter sido cancelado, o lançamento de Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex para Dreamcast poderia ter sido uma grande oportunidade para a franquia. Muitos jogadores ainda hoje guardam seus Dreamcasts com carinho, e ter um jogo da série Crash em sua biblioteca de jogos seria uma grande adição. Mas, infelizmente, uma combinação de fatores acabou impedindo que isso acontecesse.

Hoje em dia, a franquia Crash Bandicoot ainda é popular, tendo até ganhado um remake em alta definição em 2017. E mesmo que o lançamento de The Wrath of Cortex em Dreamcast não tenha ocorrido como planejado, a história desse episódio serve como uma curiosidade interessante para os fãs da série e do Dreamcast.